Lesão do Labrum

O labrum é uma estrutura cartilaginosa, conhecida também com fibrocartilaginosa, que compõe a articulação do quadril. É uma estrutura semelhante ao conhecido menisco do joelho. O labrum fica localizado na borda de todo o osso do acetábulo, que é a parte do osso da bacia onde o fêmur se encaixa. O labrum possui diversas funções, por exemplo:

• Absorção de impactos;

• Lubrificação articular;

• Manutenção da pressão intraarticular;

• Estabilidade adicional.

Em algumas pessoas podem ocorrer lesões no labrum. A lesão do labrum está diretamente associada a osteoartrose. Quando há a lesão, provocada por traumatismos agudos ou repetitivos, ocorre um extravasamento de líquido, conhecido também como derrame articular, com inflamação e liberação de substâncias químicas que irão causar dor, por conta dos danos causados à cartilagem.

As lesões podem ser causadas por diversos fatores, principalmente devido ao impacto fêmoroacetabular, normalmente causado por traumas repetitivos. Os sintomas das lesões no labrum incluem dor na articulação do quadril, região inguinal (virilha) e na face interna da coxa, que pode irradiar até os joelhos. Porém, vale ressaltar que as lesões podem ser confundidas com lesões musculares, tendíneas, hérnias, entre outras. Por isso, é importante que, ao sentir dores nessa região, consultar um médico ortopedista ou outro responsável da área médica. Esse tipo de lesão pode ser tratado de modo conservador e consiste, basicamente, em fisioterapia.

Tratamentos eficientes para lesões no labrum você pode encontrar na Clínica Dr. Lafayette Lage

Entre em contato agora mesmo com a Clínica Dr. Lafayette Lage e agende uma consulta. Conheça os métodos alternativos de tratamento da clínica e se surpreenda com a qualidade alcançada.